SETORES

Setor de Psicologia

 O Serviço de Psicologia no Abrigo Moacyr Alves tem o objetivo de favorecer o bem-estar das crianças e adolescentes com deficiência, minimizando dessa forma os sintomas e incidentes ocasionados por traumas ocorrentes da separação familiar ou de situações perturbadoras.

O setor trabalha com recursos que promove o desenvolvimento  afetivo-emocional proporcionando a prevenção e reabilitação do ser humano na sua singularidade e participa do planejamento, implementação, avaliação de atividades clínicas e elaboração de pareceres psicológicos. 
 
Ações e atividades desenvolvidas:

  1. Triagem;
  2. Atendimento individual infantil;
  3. Atendimento individual de adolescentes;
  4. Atividades Lúdicas;
  5. Musicoterapia com cadeirantes;
  6. Atendimento e apoio à comunidade;
  7.  Grupo Operativo com colaboradores;
  8. Visitas domiciliares;
  9. Visitas escolares;
  10. Observação dos abrigados nas dependências da instituição;  
  11. Atividades Lúdicas ;
  12. Plantão Psicológico;
  13. Palestras educativas para os colaboradores;
  14. Grupos Operativos com colaboradores;
  15. Recrutamento e Seleção; 
  16. Promoção de curso de capacitação aos colaboradores;
  17. Entrevista com prestadores de serviços – VEMEPA;
  18. Supervisão Local de estagiários;
  19. Organização e mobilização para as datas festivas;
  20. Elaboração de pareceres psicológicos.

A área de psicologia no Abrigo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e aos sábados, das 8h às 12h sob a coordenação de (01) Psicológa responsável por todas as atividades executadas no setor, (03) estagiárias de Psicologia Clinica; (04) estagiárias de Psicologia Básico V; (03) estagiárias de Psicologia de Prevenção e Promoção de saúde.

O Abrigo Moacyr Alves reconhece a importância e a relevância do serviço de psicologia na instituição, onde o profissional da área trabalha na minimização do sofrimento, na prevenção e promoção da saúde mental dos abrigados.

Setor de Fonoaudiologia

O principal objetivo da área de fonoaudiologia no abrigo é fazer com que as crianças com paralisia cerebral possam utilizar da melhor forma as suas funções, assim como os autistas melhorarem as suas habilidades.

 

A equipe de estagiários da Faculdade Uninorte do Curso de Fonoaudiologia é voluntária e desenvolve as atividades durante toda a semana, com exceção dos finais de semana. O grupo divide-se em 7 estagiários por dia, sendo que o atendimento é realizado em dupla nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h na sede do AMA.

 

A principal atividade dessa área é a motricidade oral que engloba exercícios com os músculos, adequação da sucção, deglutição, mastigação, fala, linguagem e voz.

 

A atividade de motricidade oral (exercícios com os músculos da face possibilitam a evolução na linguagem, o reconhecimento de cores e números, a diminuição da sialorréia (baba) nos cadeirantes e outros.

 

 

Setor de Odontologia

Um dos objetivos do setor é a eliminação dos problemas e dores dos pacientes, praticar a escovação e prevenção com o auxilio dos cuidadores dos abrigados. Como o público atendido são crianças com necessidades especiais, o foco principal é a eliminação de dores e do mal-estar visando sempre a sua qualidade de vida.

 

Ações e atividades desenvolvidas:

 

As crianças atendidas recebem os tratamentos de profilaxia, extrações, restaurações em amálgama e resina e a escovação.

 

Atendimentos de canal e prótese, apesar de necessários em alguns casos não podem ser feitos no Abrigo Moacyr Alves por ausência de equipamentos como: autoclave (esterilização), amalgamador (em cápsula),  fotopolimerizador e bomba a vácuo, além da ampliação da equipe o que tornaria uma assistência com maior precisão e qualidade.

 

A meta do setor de odontologia é atender as crianças e adolescentes uma vez por do mês, ou seja, um atendimento mensal, mas para isso é importante que novos voluntários na área de odontologia cooperem com o projeto. Atualmente o setor conta com duas profissionais de odontologia.

 

  Setor de Serviço Social

A área de Serviço Social realiza sua ação profissional desenvolvendo atividades na abordagem direta da população que procura a instituição e no trabalho técnico operativo do profissional (entrevista, atendimento de plantão social, visita domiciliar, orientações, encaminhamentos, reuniões, trabalho com indivíduos, familiares e etc.).

Atender as crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco ou abandono e vulnerabilidade social é um dos objetivos do setor de Serviço Social , viabilizando a esse público a assistência, proteção e cuidados com a saúde, educação e lazer. Dessa forma, a equipe acredita que contribui com o desenvolvimento físico, psicológico e social, conforme assegurado nos direitos contidos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

 Ações e atividades desenvolvidas:

  1. Visita domiciliar para averiguar a veracidade nas denúncias de maus-tratos de crianças;
  2. Acompanhamento com os familiares dos abrigados da instituição;
  3. Acompanhamento da criança por meio do Conselho Tutelar, Central de Resgate e Juizado de Menores;
  4. Elaboração do sumário social para o Juizado da Infância e da Juventude;
  5. Visita à comunidade com a equipe multidisciplinar (assistência social, fisioterapia, psicologia e técnicos de enfermagem);
  6. Entrevista com estagiários e voluntários;
  7. Acompanhamento na escola;
  8. Renovação do cartão de visita dos familiares do abrigado;
  9. Agendamentos de consultas e outros;
  10.  Contatos/ visitas ao Conselho Tutelar;
  11. Marcação de consultas para funcionários;
  12. Desligamento dos abrigados por meio do Juizado; 
  13. Elaboração de relatório de atividades para a Secretaria de Assistência Social – SEAS;
  14. Supervisão de estágio;
  15. Acompanhamento das crianças para atendimento de saúde;
  16. Elaboração de relatório e parecer social para o Juizado;
  17. Autorização de saída das crianças nos finais de semanas acompanhadas de seus responsáveis;
  18. Assistência social aos estagiários e voluntários.

Setor de Fisioterapia

O Setor de Fisioterapia tem como objetivo atividades que resultem na regressão das doenças, fazendo com que elas não desenvolvam de maneira rápida, evitando que aconteça sequelas e atrofias nos músculos.

Ações e atividades desenvolvidas:

  • Hidroterapia ( Funções de fisioterapia e atividades recreativas);
  • Cinesioterapia Motora (caminhadas e atividades físicas) e Respiratória  (para diminuir a secreção evitando doenças respiratórias);

A Fisioterapia conta com dois profissionais da área e contribui principalmente na qualidade de vida das crianças possibilitando as suas movimentações nas articulações.

O setor no Abrigo Moacyr Alves necessita de profissionais da área e equipamentos para a melhoria das atividades desenvolvidas, dentre eles: eletroterapia (eletroestimuladores), escala de canto e outros.
Setor de Odontologia


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: