Profissionais de Odontologia promovem trabalho de voluntariado no Abrigo Moacyr Alves
Data: 29/09/2009 – terça-feira
Foto: A. Chíxaro
Dedicar a sua vivência profissional e o seu tempo a crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais do Abrigo Moacyr Alves – AMA é uma das rotinas de pessoas como Sheila e Rosana – profissionais de odontologia voluntárias voltadas para atender pacientes com necessidades especiais.
De acordo com Sheila Boschini, odontológa voluntária do AMA, um dos objetivos do setor é a eliminação dos problemas e dores dos pacientes, praticar a escovação e prevenção com o auxilio dos cuidadores dos abrigados.
“Como o público atendido são crianças com necessidades especiais, o foco principal é a eliminação de dores e do mal-estar visando sempre a sua qualidade de vida”, ressaltou Boschini.
As crianças atendidas recebem os tratamentos de profilaxia, extrações, restaurações em amálgama e resina e a escovação.
Atendimentos de canal e prótese, apesar de necessários em alguns casos não podem ser feitos no Abrigo Moacyr Alves por ausência de equipamentos como: autoclave (esterilização), amalgamador (em cápsula), fotopolimerizador e bomba a vácuo, além da ampliação da equipe o que tornaria uma assistência com maior precisão e qualidade.
A meta do setor de odontologia é atender as crianças e adolescentes uma vez por do mês, ou seja, um atendimento mensal, mas para isso é importante que novos voluntários na área de odontologia cooperem com o projeto.
“Temos dois pontos importantes nesse processo: primeiro: as crianças precisam de ajuda, pois são crianças esquecidas e que precisam além de atendimento, de muito carinho e atenção. Segundo: quando se faz algo para o outro é extremamente gratificante, pois faz você sentir-se útil para a sociedade”, ressaltou Sheila.
Para a diretora do Abrigo Moacyr Alves, Claudete Ciarlini, a adesão e cooperação de novos voluntários representa um grande avanço na qualidade de vida dessas crianças e adolescentes, não apenas na área de odontologia, mas também na área médica, pedagógica, de fisioterapia, de psicologia e em qualquer outra área multidisciplinar.
Deixe um comentário