Abrigo Moacyr Alves implanta o Programa 5S

Buscando a melhoria e qualidade de vida no espaço onde 50 crianças e adolescentes portadoras de deficiência são atendidas e abrigadas, o Abrigo Moacyr Alves está realizando o processo do Programa 5S, cuja base são os aspectos de utilização, ordenação, limpeza, asseio e autodisciplina.

O objetivo do programa é uma educação básica norteadora de bem estar e qualidade no trabalho organizacional, daí a importância que organizações como o abrigo também realize e siga os procedimentos adotados.

Segundo a diretora do abrigo, Claudete Ciarlini, é necessário que se trabalhe todos os aspectos do programa 5S.

“Sendo que o espaço é uma moradia para crianças e adolescentes especiais é fundamental que haja organização tanto de espaço quanto funcional, higiene, disciplina e outros. É necessário ainda que as pessoas que administram (administrativo, cuidadores e de limpeza)saibam realmente o que estão fazendo e como devem fazer”, afirmou a diretora.

Com o início do programa 5S os participantes observaram que o abrigo mantinha objetos guardados há muito tempo, que nunca tinham sido utilizados ou com freqüência muito baixa; coisas desnecessárias, desperdícios que deveriam ser reduzidos ou eliminados e ainda que muitas dessas coisas que seriam descartadas poderiam proporcionar um retorno financeiro auxiliando nas carências diárias criando com isso o Brechó Mãos Unidas realizado mensalmente por um grupo de funcionários do abrigo, beneficiando duplamente: gerando uma forma de renda e a liberação de espaço.

Mais de 60 pessoas estão envolvidas nesse processo incluindo os setores de enfermagem, psicologia, serviço social, diretoria, fisioterapia, financeiro, departamento de pessoal, odontologia, farmácia, portaria, coordenação de eventos, almoxarifado, rouparia, lavanderia, blocos feminino e masculino e a coordenação em geral.

O programa 5S iniciou em junho do ano passado e encontra-se na fase da higienização.

Para a psicóloga do abrigo, Clícia Franco, um dos maiores benefícios do 5S é a melhoria da organização dos setores e da disciplina nas funções.

O programa está sendo implementado em parceria com o Sebrae por meio da realização dos cursos, palestras e auditorias.

Veja os itens trabalhados no Abrigo Moacyr Alves

No item Utilização, o colaborador aprendeu que utilizar é, antes de mais nada, saber arrumar, separando o que tem utilidade do que não tem e deixando não somente os dormitórios mais arrumados, como também a cozinha, rouparia e escritório.

Já no item Organizar, para arrumar o que ficou, foi necessário adquirir alguns itens como armários, ferramentas, pastas, utensílios, etc.

Nos itens Limpeza e Asseio, as pessoas se conscientizaram sobre a importância e os benefícios da manutenção da limpeza e do asseio no ambiente de trabalho. Cada um será responsável pela sua parte, evitando gerar lixo. Foi necessário adquirir alguns materiais, como coletores de lixo, mangueiras, etc, identificando dessa forma os pontos de sujeira.

Os esforços foram mobilizados no sentido da reconstrução de calçadas, tubulação e desmatamento para iniciar uma desratização da área. Os resultados foram maravilhosos causando uma sensação de limpeza e bem-estar e uma visualização mais bonita da área do abrigo.

A Disciplina é o momento em que os empregados já devem executar as tarefas como hábitos, sem, contudo, acharem que já está tudo funcionando perfeitamente ou que não há mais em que evoluir. É o item mais difícil, pois tem a ver com a conscientização de cada um e uma constante monitoração com lembretes e diálogos constantes sobre os procedimentos necessários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: