A melhoria da qualidade de vida por meio da prática da hidroterapia – essa realidade já está presente na vida de pessoas neuropautas (com patologias do sistema nervoso central) do bairro da Alvorada. O atendimento é realizado no Abrigo Moacyr Alves localizado na Rua Profª. Léa Alencar, 1014, Alvorada I juntamente a uma equipe de profissionais da área de fisioterapia da instituição.
Além de comunitários do bairro, as 54 crianças e adolescentes da instituição também são atendidos pela equipe na média de 3 a 4 sessões por semana. Já os comunitários são atendidos em 2 sessões na semana.
Atualmente 8 pessoas que passaram por uma avaliação da equipe participam da hidroterapia, no entanto, segundo o fisioterapeuta do abrigo, Flademir Inácio, a ideia do projeto que está sendo elaborado é que esse atendimento seja ampliado para a comunidade.
“Sabemos dos benefícios que a hidroterapia causa nas pessoas neuropautas e o desejo da instituição é que esse atendimento cresça ainda mais”. De acordo com ele, os exercícios praticados dentro da água sofrem menor impacto nas articulações, por isso, os resultados são mais satisfatórios.
“O ideal seria que a hidroterapia fosse praticada todos os dias, mas mesmo com essa frequência que é realizada já percebemos vários avanços no quadro desses pacientes, dentre eles, que a doença pára de progredir e estabiliza”, destacou Inácio.
A hidroterapia é a prática de exercícios no ambiente aquático e ajuda na melhoria do controle dos troncos, cervical e membros inferiores.
Para dar continuidade e ampliar esse atendimento, a instituição precisa efetivar a compra do material utilizado nos exercícios (boias, coletes cervical e pélvico, estabilizador da cintura, calças de látex e outros) e principalmente de profissionais voluntários na área de fisioterapia.
julho 17, 2012 às 8:06 pm |
gostaria de conhecer esse abrigo, pois o SENHOR é verdadeiro.