Abrigo Moacyr Alves realiza Campanha de Saúde

“Troque um bombom por chiclete” é a Campanha de saúde adotada pelo Abrigo Moacyr Alves que atende e assiste crianças e adolescentes com deficiência. A principal idéia da campanha é diminuir os casos de cáries entre os abrigados e ainda proporcionar por meio do chiclete a terapia neuro muscular da cavidade bucal.
Wilson Maia, Msc. em Odontologia pela USP e voluntário do Abrigo na área de saúde, afirma que os pacientes que possuem disfunção neuro motora , o músculo precisa ser estimulado de alguma forma, se o mesmo não passa por esse processo, ele não desenvolve.
“O chiclete faz com que esse estímulo aconteça ajudando nesse processo. Diferente dos bombons que além de não ser benéfico, causam dano e as famosas cáries. Claro que assim como qualquer outro doce, os chicletes devem ser consumidos sem exageros”, ressaltou Maia.
O profissional lembrou ainda que alguns chicletes no mercado já são constituídos de sacarose que é um açúcar natural (presente nas frutas) e claro esse estímulo se torna bem melhor.
Maia explica que a falta de higienização é a grande vilã dos dentes sadios, os bombons podem ser considerados apenas o coadjuvante nesse episódio. No caso das crianças com deficiência a diminuição dos doces (bombons) é fundamental.
“Realizamos um trabalho curativo no momento, mas estamos trabalhando para que o mesmo se torne preventivo. Para isso, devemos começar pela base, como por exemplo, diminuir os doces e trocar os bombons por chiclete ou chocolate de barra sem recheio. Fazendo um trabalho preventivo, diminui até mesmo o custo com a mão de obra especializada e a redução na quantidade de material de consumo na instituição”, destacou Wilson Maia.
Os voluntários em odontologia realizam um trabalho voluntário na instituição todos os sábados pela manhã. Os profissionais que estiverem interessados em entrar para a equipe podem visitar o Abrigo Moacyr Alves localizado na Rua Léa Alencar, 1014, Alvorada I e conhecer de perto o projeto.
Para a Diretora do Abrigo, Claudete Ciarlini, o objetivo da campanha é divulgar essas informações de prevenção à higiene bucal.
“Queremos veicular esses dados não somente no Abrigo Moacyr Alves, mas também aos pais que muitas vezes não possuem as orientações corretas quanto à higienização bucal e o consumo de doces nas refeições”, afirmou a diretora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: