Abrigo Moacyr Alves investe na qualidade de vida de crianças com deficiência por meio da fisioterapia

A busca na inovação do tratamento e cuidado com as crianças com deficiência fisíca e neurológica tem sido um dos diferenciais nos profissionais das diversas áreas presentes no Abrigo Moacyr Alves localizado na Rua Léa Alencar, 1014, Alvorada I, Zona Centro-Oeste de Manaus.
Neste ano, o fisioterapeuta da instituição, Flademir Inácio iniciou em suas sessões de tratamento a Quality FM (Qualidade da Função Motora) – estudo e técnicas apreendidas durante um curso realizado em São Paulo, sendo o único representante de Manaus nesta formação.
Segundo o fisioterapeuta, Flademir Inácio, os estudos e a aplicabilidade da técnica representam um grande avanço na instituição.
“Já iniciamos o processo de avaliação em todas as crianças do abrigo visando principalmente a qualidade de vida deste público, trabalhando os pontos positivos de cada paciente. O método de avaliação da qualidade da função motora foi desenvolvido pela canadense Virginia Wright e visa primeiramente uma melhoria na qualidade de vida do público trabalhado”, explicou o fisioterapeuta.
De acordo com Inácio, esse tratamento ainda não é conhecido na Região Norte e pode ser considerado um aspecto inovador e de referencial no tratamento das crianças com deficiência.
“Vamos desenvolver os pontos positivos das crianças o que poderá repercutir por exemplo, na melhoria da locomoção, na postura para uma melhor alimentação, respiração e circulação, enfim na qualidade de vida dessas crianças e adolescentes”, destacou Inácio.
BOX I
Conheça mais sobre Quality FM
O Quality FM é um instrumento de observação para ser utilizado na avaliação da qualidade do movimento em crianças com paralisia cerebral. A criança é avaliada a partir de um vídeo onde se prioriza movimentos comuns realizados no dia-a dia da criança e a partir desse desempenho é montado o plano de tratamento de acordo com os pontos positivos e movimentos com melhor qualidade. O propósito principal da técnica é avaliar as alterações ao longo do tempo em determinadas características qualitativas, ou atributos, do comportamento motor grosseiro, essas avaliações são contínuas e devem ser realizadas a cada três ou seis meses.
O Quality FM foi ministrado na AACD de São Paulo no mês de dezembro pela canadense Virginia Wright e a partir dessa formação o fisioterapeuta Flademir Inácio iniciou as avaliações nas crianças atendidas pelo Abrigo Moacyr Alves utilizando esse método.
BOX II
Próteses e Órteses
Além dos tratamentos utilizados no Abrigo Moacyr Alves que visam o desenvolvimento e a qualidade de vida do público atendido. A instituição em parceria com o fisioterapeuta Bruno Quizada está atuando na avaliação e aplicação de próteses e órteses utilizadas com o intuito de efetuar correções, evitar as deformidades e luxações.
Essas aplicações auxiliam no tratamento fisioterápico e ajudam a combater o atrofiamento dos músculos das crianças e adolescentes com paralisia cerebral.
A instituição, inclusive, convida os profissionais desta área a somarem os conhecimentos e aplicarem sua experiência nas crianças e adolescentes com deficiência do Abrigo Moacyr Alves.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: