Moacyr Alves inicia atividades em ludoteca e de apoio educacional com crianças com deficiência

“Aprender é bom demais” é um dos principais projetos de apoio educacional da Unidade de Acolhimento Institucional Moacyr Alves localizada na Rua Prof Léa Alencar, 1014, Alvorada I.

O projeto tem como objetivo desenvolver a introdução à alfabetização e raciocínio lógico junto aos abrigados. A ideia é juntamente com os estagiários de pedagogia realizar um trabalho psicopedagógico por meio de noções de leitura e produção de texto, raciocinio lógico matemático, leitura de livros didáticos e clássicos.

De acordo com a Psicopedagoga da instituição, Fabiana Lima, os trabalhos são realizados por meio de jogos e atividades lúdicas para as crianças e adolescentes estabelecerem uma comunicação com o mundo.

“A maioria das crianças têm a necessidade de estímulos no contra turno, ou seja, no horário que não estão na escola. Começamos no escuro, analisando quais seriam as deficiências e como seriam implantadas as atividades de acordo com as necessidades específicas de cada acolhido”, explicou a psicopedagoga.

Além do acompanhamento escolar dos que estão inseridos nas escolas, foi iniciado uma série de atividades lúdicas com aqueles que não frequentam a rede escolar por vários fatores e até mesmo decorrente de suas patologias.

“Musicoterapia, videoterapia, filmes, confecção de atividades (tempo, espaço, motricidade fina, noções de tempo e discriminação de cor, comunicação alternativa por imagem) são algumas das tarefas realizadas com o público que não pode frequentar as escolas”, reiterou Lima.
O apoio nas escolas também é realizado por meio de visitas nas escolas, síntese de avaliação, sugestões e adequações de atividades para cada acolhido.
A psicopedagogia trabalha a aprendizagem geral do ser humano e a parte patológica (dificuldades específicas de aprendizagem). Para 2013 espera-se realizar oficinas de teatro, inclusão das demais crianças na rede escolar, possibilitar a qualidade de vida na redução da agressividade das crianças, a diminuição da ansiedade e a melhoria do relacionamento interpessoal.

Ludoteca

A ludoteca é um espaço multidisciplinar no qual profissionais da área de psicopedagogia, fonoaudiologia e psicologia poderão atender os acolhidos, além de desenvolver a criatividade, funções cognitivas e socialização através do brincar.

“A criança se mostra e se expressa por meio do brinquedo e uma das funcionalidades do espaço é reunir informações, ou seja, um instrumento de avaliação para a instituição”, destacou Fabiana Lima.

A Ludoteca contará com o Cantinho da Beleza, Fantasias, Jogos Pedagógicos, Cantinho das Bonecas e dos Carros.
Aos interessados em colaborar com este espaço, o espaço ainda necessita de doação de jogos educativos, material pedagógico, tintas, pinceis para telas, folha A4, papel ofício, cola e tesouras (destro e canhoto).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: