ATENDIMENTO

AMA2009 (11)

As crianças e adolescentes com deficiência são atendidos no Moacyr Alves de forma especializada atendendo as suas necessidades físicas e psicológicas. Especialidades médica, psicológica, assistencial e outras são realizadas nas dependências da própria instituição ou em outras unidades que compõem o Sistema Único de Saúde – SUS.

A nova enfermaria inaugurada em setembro/2010 atende 07 crianças internadas de maneira integral com os cuidados especiais de saúde, análise de diagnósticos, prontuários, respectivas intervenções de enfermagem, acompanhamento dos pacientes, medicações controladas, reavaliações médicas, exames de rotina para análise dos casos, prestação de serviços médicos aos colaboradores e acompanhamento dos pacientes de acordo com a demanda da instituição.

O setor médico funciona todos os dias sob a coordenação de uma pediatra e enfermaria especialista em urgência e emergência. Aos domingos os profissionais atendem apenas os casos de urgência.

Para a Pediatra do Abrigo, Daniele da Silva Gomes, o setor médico preconiza a saúde física, mental e a qualidade de vida dos abrigados. “Os nossos clientes são pessoas institucionalizadas, por isso, visamos o bem estar e a qualidade de vida dos abrigados. É importante trazermos uma visão técnica a respeito da saúde, os paradigmas do novo cuidar, pois em nossa clientela é de extrema necessidade prevenir os problemas de saúde, destacou a pediatra.

Na área da enfermagem, os profissionais se revezam para atender as atividades de marcação de consultas com especialistas (neurologista, pediatra, psiquiatra, gastroenterologista, cirurgião dentista, ortopedista e outros), rota do hospital (pacientes do abrigo que estão hospitalizados para acompanhamento da evolução dos quadros clínicos), troca de informações com os profissionais dos hospitais, medicações, alimentação dos internados, higienização corporal, registros das evoluções, controle dos sinais vitais, acompanhamento em consultas, exames e, em eventos externos com o kit de primeiros socorros.

“Oferecemos um atendimento especial devido às exigências de nossa clientela que precisa de atenção e controle mais aguçados com relação à saúde. Como trabalhamos com medicação controlada, a atenção é redobrada sendo que o resultado não é imediato, ou seja, mostra-se aos poucos e por isso, precisa realmente de uma avaliação contínua”, ressaltou o enfermeiro da instituição.

Atendimento sistemático realizado no Moacyr Alves:

A instituição conta com os seguintes serviços: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pediatria, Odontopediatria, Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Neurologia, Nutrição e Fisioterapia.

Além desses serviços, a instituição possui o acompanhamento de técnicas de enfermagem durante as 24 horas, e 04 equipes de profissionais que se revezam no atendimento às crianças.

As crianças que não possuem dificuldades de locomoção freqüentam as escolas na rede normal de ensino ou em escolas especiais, de acordo com as suas especificidades.

Anúncios

%d blogueiros gostam disto: