SETORES
Setor de Psicologia
O Serviço de Psicologia no Abrigo Moacyr Alves tem o objetivo de favorecer o bem-estar das crianças e adolescentes com deficiência, minimizando dessa forma os sintomas e incidentes ocasionados por traumas ocorrentes da separação familiar ou de situações perturbadoras.
O setor trabalha com recursos que promove o desenvolvimento afetivo-emocional proporcionando a prevenção e reabilitação do ser humano na sua singularidade e participa do planejamento, implementação, avaliação de atividades clínicas e elaboração de pareceres psicológicos.
Ações e atividades desenvolvidas:
- Triagem;
- Atendimento individual infantil;
- Atendimento individual de adolescentes;
- Atividades Lúdicas;
- Musicoterapia com cadeirantes;
- Atendimento e apoio à comunidade;
- Grupo Operativo com colaboradores;
- Visitas domiciliares;
- Visitas escolares;
- Observação dos abrigados nas dependências da instituição;
- Atividades Lúdicas ;
- Plantão Psicológico;
- Palestras educativas para os colaboradores;
- Grupos Operativos com colaboradores;
- Recrutamento e Seleção;
- Promoção de curso de capacitação aos colaboradores;
- Entrevista com prestadores de serviços – VEMEPA;
- Supervisão Local de estagiários;
- Organização e mobilização para as datas festivas;
- Elaboração de pareceres psicológicos.
A área de psicologia no Abrigo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e aos sábados, das 8h às 12h sob a coordenação de (01) Psicológa responsável por todas as atividades executadas no setor, (03) estagiárias de Psicologia Clinica; (04) estagiárias de Psicologia Básico V; (03) estagiárias de Psicologia de Prevenção e Promoção de saúde.
O Abrigo Moacyr Alves reconhece a importância e a relevância do serviço de psicologia na instituição, onde o profissional da área trabalha na minimização do sofrimento, na prevenção e promoção da saúde mental dos abrigados.
Setor de Fonoaudiologia
O principal objetivo da área de fonoaudiologia no abrigo é fazer com que as crianças com paralisia cerebral possam utilizar da melhor forma as suas funções, assim como os autistas melhorarem as suas habilidades.
A equipe de estagiários da Faculdade Uninorte do Curso de Fonoaudiologia é voluntária e desenvolve as atividades durante toda a semana, com exceção dos finais de semana. O grupo divide-se em 7 estagiários por dia, sendo que o atendimento é realizado em dupla nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h na sede do AMA.
A principal atividade dessa área é a motricidade oral que engloba exercícios com os músculos, adequação da sucção, deglutição, mastigação, fala, linguagem e voz.
A atividade de motricidade oral (exercícios com os músculos da face possibilitam a evolução na linguagem, o reconhecimento de cores e números, a diminuição da sialorréia (baba) nos cadeirantes e outros.
Setor de Odontologia
Um dos objetivos do setor é a eliminação dos problemas e dores dos pacientes, praticar a escovação e prevenção com o auxilio dos cuidadores dos abrigados. Como o público atendido são crianças com necessidades especiais, o foco principal é a eliminação de dores e do mal-estar visando sempre a sua qualidade de vida.
Ações e atividades desenvolvidas:
As crianças atendidas recebem os tratamentos de profilaxia, extrações, restaurações em amálgama e resina e a escovação.
Atendimentos de canal e prótese, apesar de necessários em alguns casos não podem ser feitos no Abrigo Moacyr Alves por ausência de equipamentos como: autoclave (esterilização), amalgamador (em cápsula), fotopolimerizador e bomba a vácuo, além da ampliação da equipe o que tornaria uma assistência com maior precisão e qualidade.
A meta do setor de odontologia é atender as crianças e adolescentes uma vez por do mês, ou seja, um atendimento mensal, mas para isso é importante que novos voluntários na área de odontologia cooperem com o projeto. Atualmente o setor conta com duas profissionais de odontologia.
Setor de Serviço Social
A área de Serviço Social realiza sua ação profissional desenvolvendo atividades na abordagem direta da população que procura a instituição e no trabalho técnico operativo do profissional (entrevista, atendimento de plantão social, visita domiciliar, orientações, encaminhamentos, reuniões, trabalho com indivíduos, familiares e etc.).
Atender as crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco ou abandono e vulnerabilidade social é um dos objetivos do setor de Serviço Social , viabilizando a esse público a assistência, proteção e cuidados com a saúde, educação e lazer. Dessa forma, a equipe acredita que contribui com o desenvolvimento físico, psicológico e social, conforme assegurado nos direitos contidos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
Ações e atividades desenvolvidas:
- Visita domiciliar para averiguar a veracidade nas denúncias de maus-tratos de crianças;
- Acompanhamento com os familiares dos abrigados da instituição;
- Acompanhamento da criança por meio do Conselho Tutelar, Central de Resgate e Juizado de Menores;
- Elaboração do sumário social para o Juizado da Infância e da Juventude;
- Visita à comunidade com a equipe multidisciplinar (assistência social, fisioterapia, psicologia e técnicos de enfermagem);
- Entrevista com estagiários e voluntários;
- Acompanhamento na escola;
- Renovação do cartão de visita dos familiares do abrigado;
- Agendamentos de consultas e outros;
- Contatos/ visitas ao Conselho Tutelar;
- Marcação de consultas para funcionários;
- Desligamento dos abrigados por meio do Juizado;
- Elaboração de relatório de atividades para a Secretaria de Assistência Social – SEAS;
- Supervisão de estágio;
- Acompanhamento das crianças para atendimento de saúde;
- Elaboração de relatório e parecer social para o Juizado;
- Autorização de saída das crianças nos finais de semanas acompanhadas de seus responsáveis;
- Assistência social aos estagiários e voluntários.
Setor de Fisioterapia
O Setor de Fisioterapia tem como objetivo atividades que resultem na regressão das doenças, fazendo com que elas não desenvolvam de maneira rápida, evitando que aconteça sequelas e atrofias nos músculos.
Ações e atividades desenvolvidas:
- Hidroterapia ( Funções de fisioterapia e atividades recreativas);
- Cinesioterapia Motora (caminhadas e atividades físicas) e Respiratória (para diminuir a secreção evitando doenças respiratórias);
A Fisioterapia conta com dois profissionais da área e contribui principalmente na qualidade de vida das crianças possibilitando as suas movimentações nas articulações.
O setor no Abrigo Moacyr Alves necessita de profissionais da área e equipamentos para a melhoria das atividades desenvolvidas, dentre eles: eletroterapia (eletroestimuladores), escala de canto e outros.
Setor de Odontologia